Tarte aux pommes

.

Descobrimos quem ensina a arte culinária aos jovens franceses. Eu pensava que era uma coisa que passava de mãe pra filho, mas um amigo especial me mostrou o caminho da verdade: os francesinhos aprendem a fazer lindas tortas alsacianas de maçã com esse tipo de gente mostrada no vídeo aqui embaixo, Les Kitchendales.

.

.

Tá em francês, mas vale a diversão. Se quiser saber e tentar em casa, este post segue com a receita que eles estão preparando no vídeo (read more). Contei com muitas ajudas para essa brincadeira: amigos já fizeram a torta, outro que mandou o vídeo, e ainda outros traduziram pra mim umas passagens mais estranhas.

Merci, mes chers!

— —

Torta alsaciana de maçã

Para a massa, misture numa tigela 120g de manteiga e 250g de farinha de trigo. Acrescente também a gema de um ovo, e 120g de açúcar.

Amasse tudo, bem gostoso. Abra a massa com um rolo, e coloque o disco aberto numa forma untada. Espete a massa na forma com um garfo, para que não formem bolhas de ar. Depois de tudo bem espetado, leve ao forno pré-aquecido a 210 graus por 8 minutos.

Para o recheio, comece descascando as maçãs. Quatro ou cinco devem ser suficientes. Parta as maçãs descascadas ao meio, pra tirar o miolo com as sementes, corte fatias e arrume-as de um jeito bonito sobre a massa da torta já assada. Espalhe sobre essas fatias 50g de açúcar.

Para o creme, ferva numa panela 200ml de leite e 100ml de creme de leite, com um favo de baunilha (pode usar uma colher das de café de essência de baunilha, já que não é assim tão fácil encontrar o favinho, mas essa sugestão não é dada na receita do vídeo).

Numa tigela, bata 4 ovos e 75g de açúcar, e depois acrescente o conteúdo da panela e bata mais um pouco. Jogue essa mistura sobre as maçãs fatiadas, leve a torta de novo para o forno quente, e só tire depois de 20 minutos.

O que fazer enquanto espera a torta ficar pronta? Que tal uma guerra de farinha?


Deixe um comentário